Notícias da Igreja

 
12
Dez
Ano Nacional dos Cristãos leigos e leigas. Por Dom Rafael Biernaski
Ano Nacional dos Cristãos leigos e leigas. Por Dom Rafael Biernaski


Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)







O mês de novembro tem início com a Celebração dos fiéis defuntos: “A vida dos justos está nas mãos de Deus. E eles estão em paz” (Sb 3,1.3). E ao contemplarmos a “multidão em vestes brancas, lavadas no sangue do Cordeiro” (Ap 7,9.14) na Solenidade de Todos os Santos e Santas, celebramos a graça universal salvadora de Deus e os valores do Seu Reino. Também neste mês as Paróquias e Comarcas preparam suas avaliações do ano de 2017, contribuindo para a preparação da 18ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Um tempo para avaliar, celebrar e propor ações para o ano que logo terá início.


E no dia 26 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei, com a Igreja do Brasil, iniciaremos o Ano Nacional do Laicato com o Tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e o Lema: “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14). Os objetivos são assim apresentados: Como Igreja, povo de Deus a caminho, celebraremos a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundando a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, para testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.


Por isso, alegra-se a Mãe Igreja com seus filhos e filhas que, pelo Batismo, assumem o compromisso de transformar as realidades do mundo com seu testemunho evangélico e dedicação à construção de uma sociedade justa e fraterna. No seio da comunidade cristã, os cristãos leigos e leigas são “verdadeiros sujeitos eclesiais”, protagonistas da Igreja em estado permanente de missão, em comunhão com os pastores, no exercício sempre discernido da corresponsabilidade na ação evangelizadora. Celebraremos este Ano do Laicato como uma oportunidade de fortalecimento da vocação cristã leiga, da formação de discípulos missionários, da consciência da ação transformadora da sociedade no âmbito da família, da educação, da política, da comunicação e tantos outros campos próprios da ação leiga.


Que este Ano seja bem vivido em todas as comunidades. Apoiemos as iniciativas que, ao longo do Ano, serão propostas pela Equipe de organização na Diocese, principalmente dinamizar o estudo do Documento 105 da Conferência dos Bispos do Brasil sobre os Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Assim, expressamos nossa comum vocação à santidade e nossa participação na construção do Reino de Deus que é comunhão, unidade, na mesma fé, pois é o mesmo Senhor, Rei do Universo, que nos envia em Missão permanente. A Ele a glória, pelos séculos. Amém.




Fotógrafo: Diocese de Blumenau

Fonte: Diocese de Blumenau

Indique a um amigo
  • Parem! A guerra é uma derrota, a destruição da fraternidade humana

    23

    OUT

    Parem! A guerra é uma derrota, a d...

  • Sínodo,

    10

    OUT

    Sínodo, "a Igreja bela é a de por...

  • Patton: penso na pequena comunidade cristã em Gaza

    10

    OUT

    Patton: penso na pequena comunidade...

  • Parolin: contra Israel um ataque terrível e desprezível

    09

    OUT

    Parolin: contra Israel um ataque te...

  • Francisco aos jovens: cuidar da economia da terra para ter um mundo de irmãos

    07

    OUT

    Francisco aos jovens: cuidar da eco...

  • Papa: se deixarmos espaço para o Espírito Santo, o Sínodo correrá bem

    05

    OUT

    Papa: se deixarmos espaço para o E...

  • Silêncio e escuta, para deixar o Espírito falar

    05

    OUT

    Silêncio e escuta, para deixar o E...

  • Ano Nacional do Laicato. “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14)

    18

    NOV

    Ano Nacional do Laicato. “Sal da ...

  • Decreto de Proclamação Ano do Laicato – 2018

    25

    OUT

    Decreto de Proclamação Ano do Lai...